top of page
Diego_Velázquez_-_Mercury_and_Argus_-_WGA24471.jpg
Mercúrio e Argos, de Velázques

pesquisa em CIÊNCIA POLÍTICA

Concentra-se na interseção entre as mídias sociais digitais, a opinião pública, a polarização e o personalismo. Utilizando métodos mistos, emprega-se a Análise Topológica de Dados (Topological Data Analysis - TDA) para rastrear e analisar narrativas políticas nas redes sociais, com um foco especial nas Homologias Persistentes descobertas e classificadas entre Constelações Nucleares, Bipolares e Multipolares.

Para este fim, foi desenvolvido e patenteado o código Argos, desenvolvido para analisar redes construídas de dados colhidos de mídias sociais digitais.


O diferencial desta abordagem, que envolve matemática, programação e análise qualitativa de conteúdo digital produzido e estruturas geométricas, está na capacidade de extrapolar a análise tradicional de redes. Em vez de apenas mapear conexões explícitas entre atores, investiga-se estruturas subjacentes e padrões emergentes, permitindo identificar como narrativas se formam e evoluem, revelando conexões ocultas que influenciam a dinâmica política.

A pesquisa vai além da simples observação de interações, buscando entender como narrativas políticas se transformam e se propagam, afetando a opinião pública de maneiras tanto concretas e sutis. Esta pesquisa é essencial para decifrar o papel central das mídias sociais na formação da opinião pública e na dinâmica política contemporânea.
Na última década (2010-2020) novas lideranças políticas se candidataram a cargos públicos convertendo a visibilidade e legitimidade nas mídias sociais digitais (redes sociais) para a representação política em países da América Latina.

O que isso pode significar na conturbada conjuntura de acirramento da crise de representação e nesse contexto onde a região está cada vez mais conectada às mídias sociais, dado que grande parcela da população está conectada à internet apenas pelos celulares e recebem informação política predominantemente via mídias sociais digitais?

Essa pesquisa se dedica ao estudo da interação entre lideranças políticas digitais e seus seguidores, verificando as dinâmicas da representação política em contextos onde essas lideranças assumem cargos eletivos. Embora haja estudos sobre o fenômeno das lideranças políticas digitais, eles se constituem de estudos de casos isolados e ainda não há estudos sobre o desempenho dessas lideranças enquanto representantes políticos eleitos.
O objetivo desta pesquisa é compreender potenciais efeitos da comunicação política dos segmentos evangélicos conservadores no Brasil, incluindo a análise de casos de lideranças evangélicas conservadoras influentes; a interpretação de conteúdos das narrativas gospel conservadoras e sua radicalização nos últimos 10 anos, a esquematização de elementos religiosos que comunicam, imagens e elementos religiosos na extrema direita e a identificação de possíveis efeitos dessas narrativas em termos de atitudes e cultura política, a partir de resultados de survey e mineração de dados em mídias sociais digitais.

PROJETOS de pesquisa INTERNACIONAL

International Political Science Association

O objetivo do comitê é estudar a política da linguagem, mais especificamente para analisar as seguintes questões: as relações de poder que influenciam a escolha e o uso das línguas em âmbitos internacionais, nacionais, regionais e locais nas políticas, sociedades e comunidades; as origens, estruturas, implementação, efeitos e consequências dos regimes linguísticos; as políticas das minorias linguísticas, incluindo metas, estratégias, motivações e mobilização, tudo isso através da utilização de ferramentas normativas e empíricas de análise em ciência política, além de desenvolver teorias de nível intermediário sobre a linguagem e a democracia, cidadania, globalização e outras questões críticas
bottom of page